top of page

Voluntários na Escola Municipal Tabuleiro

PROJETO 1

Educação sem Fronteiras

Abrangência: o entorno do Bairro de Xerém, Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo é melhorar a formação e educação dos alunos das Escolas Rurais da região.

O que fazemos:  

Realizamos este projeto desde 2014 em algumas escolas rurais da região. Escolas que já receberam nosso atendimento: Esc. M. Tabuleiro, Esc. M.Presidente Vargas, Esc. M. Coração de Jesus, Esc. Santa Rita e Esc. M. Brasil Itália. Este ano estamos trabalhando e programados para desenvolver atividades em apenas 03 dessas escolas.

Nossos voluntários dão aulas gratuitas de reforço escolar e outras disciplinas nessas escolas.

Cada voluntário ministra aulas para aproximadamente 50 alunos, em diferentes turmas. Os voluntários moram na sede da organização por períodos de 6 meses a 1 ano. 

Atualmente estamos ensinando às crianças do ensino básico os idiomas Inglês e Espanhol, e as disciplinas de teatro, futebol, judô e artes.

PROJETO 3

Brincadeiras no Caminho

Abrangência: Entorno da Sede da instituição

Objetivo: proporcionar às crianças da região momentos de lazer, com a supervisão dos voluntários, para, através de atividades lúdicas, gerar um ambiente de convivência saudável. É importante ressaltar que na zona rural onde a Sede está localizada, não há praças, clubes ou outro lugar que os integre no lazer, esporte ou em atividades culturais. 

O que fazemos:

Na sede da instituição aos sábados e domingos, realizamos atividades lúdicas; são atividades para crianças e adolescentes, tais como brincadeiras infantis, gincanas, esportes, culinária, artesanato e passeios em trilhas guiadas. No verão, banhos no rio e práticas de brincadeiras na água e de natação

A idade desse público varia entre  4 e 14 anos. É frequente a participação de pais nas atividades e nas refeições.

O público alvo desse projeto são crianças que moram onde não há espaços públicos para brincadeiras infantis. Objetivamos a convivência entre eles e o aprender compartilhado. É um momento em que eles podem estar juntos a outras crianças de sua mesma idade.

Cada sábado reunimos entre 10 e 25 crianças na sede da Casa do Caminho. É nossa intenção aumentarmos o número de crianças atendidas.

PROJETO 5

Captação de Voluntários Nacionais e Internacionais

Abrangência: mídias sociais, site da Casa do Caminho e parceria com entidades afins;

Objetivo: captar recursos humanos para desenvolvimento educacional e cultural da região, bem como sensibilizar os participantes quanto aos benefícios do trabalho voluntário e da ajuda humanitária.

 

O que fazemos:

Os trabalhos e projetos desenvolvidos pela Casa do Caminho são realizados voluntariamente. Nem os diretores da organização nem os voluntários recebem qualquer pagamento financeiro, nem qualquer tipo de bônus, pelos trabalhos que realizam.

Os projetos desenvolvidos pela nossa organização são criados e realizados pelos nossos diretores e voluntários.

Divulgamos nas diversas mídias sociais as oportunidades de participação nos projetos desenvolvidos pela casa.

Voluntários nacionais e internacionais têm oportunidade de conviver junto com as pessoas da região e junto com os outros voluntários que residem na instituição num período que varia de 6 a 12 meses, de forma gratuita, auxiliando na participação dos trabalhos que a Casa do Caminho desenvolve.

PROJETO 2

Lanche com os Irmãos na Rua

Abrangência: centro do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.

Objetivo 1: oferecer solidariedade aos moradores de rua através do fornecimento de lanche duas vezes ao mês;

Objetivo 2: gerar oportunidade aos voluntários de refleção e sentir a ação efetiva da solidariedade em favor dos mais necessitados;

O que fazemos:

Projeto realizado com a ajuda da equipe de voluntários, que se dirige a locais do Centro da cidade do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias, a fim de atender moradores de rua, levando um gostoso lanche para passar um momento grato com eles. Esses momentos são aproveitados também para conhecê-los mais profundamente e escutarmos o que eles têm a dizer.

 

Essa ação cria um momento de solidariedade em duas vias e nos proporciona confiança e esperança. Quando é oportuno, oferecemos conselho, orientação ou direcionamento.  
O recurso para a realização deste projeto é gerado pela nossa organização ou conseguido junto aos benfeitores e amigos da Casa do Caminho.

 
Desde que iniciamos este projeto temos recebido um retorno positivo dos beneficiados e podemos sentir um clima de agradecimento tanto neles, obviamente, como em nossa equipe. A existência e permanência deste projeto se deve muito a esse clima.
O número de pessoas beneficiadas diretamente por esse projeto ultrapassa 100 (cem) pessoas.

Próximo à Avenida Rio Branco, Centro do Rio de Janeiro, Maio 2017

PROJETO 4

Apoiando Famílias em Nosso Caminho

Abrangência territorial: a zona rural nos arredores de Xerém.

Objetivo: congregar esforços para ajudar diretamente à famílias pobres através de mutirões de solidariedade, e de apoio psicológico.

O que fazemos:

A equipe de voluntários organiza e realiza projetos de mutirões para reformas e construções básicas nas casas das famílias carentes frequentadoras ou não da nossa instituição.

O objetivo é melhorar as condições de moradia das famílias em condição de risco, seja ele de saúde ou de infraestrutura, fornecendo utensílios domésticos ou até mesmo a realização de pequenas obras, segundo campanhas de arrecadação junto à pessoas amigas da causa que consigamos movimentar.

Ao mesmo tempo, queremos brindar apoio psicológico a essas famílias, através de terapias familiares brindadas por voluntários da especialidade, para ajudá-las a superar os traumas produtos das condições de miséria, alcoolismo e falta de educação que existem na zona.

 

O público alvo são famílias rurais dos arredores de nosso bairro. Os voluntários fazem um levantamento das necessidades das famílias participantes do projeto e organizam as atividades de ajuda priorizando aquelas com maior urgência.

Por estarmos há 35 anos trabalhando com a comunidade local, conhecemos de perto a realidade das diversas famílias.

 

A maior parte dos recursos utilizados são provenientes da nossa organização. Nosso poder de ajudar varia de acordo com doações que conseguimos com outras organizações parceiras ou doações de benfeitores.

PROJETO 6

Comunidade Verde

Abrangência: comunidade rural de Xerém, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil. E parceiros nacionais e internacionais.

Objetivo: desenvolver o conhecimento da produção de alimentos orgânicos e a educação do meio ambiente entre os participantes do projeto.

 

O que fazemos:

Este projeto está atualmente congelado, mas brevemente esperamos retomá-lo. No momento plantamos produtos orgânicos, sem agrotóxicos, para uso próprio.

Comunidade Verde da Casa do Caminho é um espaço para a produção de alimentos orgânicos, criação de animais de granja onde educamos às crianças para a preservação do meio ambiente na comunidade rural de Xerém em Duque de Caxias, RJ, Brasil.

Procuramos voluntários com conhecimento em agronomia e técnicas de plantio para compartilhar e ensinar fazendo.

NOSSOS PROJETOS

bottom of page